BIOGRAFIA

Dirigido por Firmino Pitanga e João Nascimento, o espetáculo é baseado na representação simbólica de um xirê (cerimônia tradicional de saudação e exaltação a todos os orixás, sequência de danças do candomblé, que começa com Exu e finaliza com Oxalá). A ideia não é representar o terreiro tradicional no palco da forma como ele é feito em seus rituais sacros, mas sim, criar uma releitura contemporânea desta manifestação, um caleidoscópio da cultura afro-brasileira a partir da mitologia dos orixás e seus arquétipos, seus cantos e movimentações. Em 2012, o espetáculo teve estréia no Auditório do MASP e depois circulou por diversos teatros da cidade de São Paulo, em 2013 o grupo se apresentou na Europa circulando por diversos palcos da Alemanha e Bulgária.

 

ÁLBUM MUSICAL

Em 2016 o grupo inicia a gravação de 13 faixas autorais e de domínio público registradas no CD entitulado Terreiro Urbano, que contou com a direção de João Nascimento e as participações especiais de Z'África Brasil, Lirinha, Adriana Moreira e Dinho Nascimento. O projeto foi contemplado no Edital ProAC 20/2015 da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo (Gravação de disco inédito e circulação de espetáculo). O CD contou com a gravação e mixagem de Lindenberg Oliveira e masterização de Carlos Freitas.

 

A CIA TREME TERRA foi fundada em 2006 no Morro do Querosene e desde 2009 reside no Rio Pequeno, periferia da zona oeste de São Paulo.